Política

Domingo de caminhadas eleitorais em Niterói e São Gonçalo

A caminhada de Deuler contou com a presença do vice-presidente estadual do PSL, deputado federal Felício Laterça e candidatos ao Legislativo pela coligação. Foto: Divulgação

Apesar do domingo (1º) nublado e chuvoso, candidatos à prefeitura de Niterói e São Gonçalo não mediram esforços em promover caminhadas, carreatas e diálogos com os cidadãos sobre as principais demandas dos bairros. O dia do pleito, que está marcado para o próximo dia 15, se aproxima, e enquanto isso os prefeitáveis continuam correndo atrás de votos.

Ainda em Niterói, o candidato Deuler da Rocha (PSL), participou de uma caminhada pela orla de Icaraí, na zona sul, durante a manhã. Na ocasião, representantes de lutadores de artes marciais da cidade declararam apoio ao candidato. Deuler, que tem como vice um faixa preta de jiu-jitsu e luta livre esportiva, o empresário Alexandre Ceotto (Republicanos), agradeceu o apoio e afirma que os esportes que envolvem artes marciais terão incentivo na cidade.

"É gratificante ter o apoio de uma galera que é engajada, não só nas lutas, como em ações sociais, levando o esporte ao nível de aprendizado para jovens que querem encontrar na luta um caminho para crescimento. Vamos incentivar no meu governo a prática de esportes, que é um complemento fundamental na educação de nossos jovens e na formação de pessoas", disse Deuler.

A caminhada contou com a presença do vice-presidente estadual do PSL, deputado federal Felício Laterça e candidatos ao Legislativo pela coligação.

A carreata parava para Juliana (NOVO) descer e falar com os eleitores. Foto: Divulgação

Cerca de 70 carros com bandeiras e adesivos fizeram uma carreata em apoio à Juliana Benício (NOVO), candidata a prefeita de Niterói. O percurso foi longo. Os carros saíram da Cantareira, em São Domingos e seguiram pela orla: Gragoatá, Boa Viagem, Praia das Flechas, Icaraí, São Francisco, Cafubá, Piratininga, Itaipu. Na volta passaram pelo Largo da Batalha, avenida Roberto Silveira e Centro, encerrando onde começou, na Cantareira.

Juliana disse que “por mais que a tecnologia da comunicação evolua, o que acho maravilhoso, o contato olho no olho com o cidadão é fundamental. O eleitor de Niterói tem muito a dizer e a minha percepção é que a maioria quer novas e boas ideias, novos personagens na prefeitura e na Câmara dos Vereadores. Muita gente está saturada dos mesmos protagonistas há mais de 30 anos no poder. Com muito orgulho eu represento uma mudança radical na gestão pública de Niterói”, contou.

A carreata parava para Juliana descer e falar com os eleitores.

"Ao contrário do que muitos pensam as pessoas não perderam a esperança. Estão indignadas, decepcionadas, mas concordam quando digo que a melhor maneira de melhorar a política é participar indo votar no dia 15. Não votar é entregar o jogo", explicou.

Grael (PDT) também assinou duas cartas compromisso neste domingo. Foto: Leonardo Simplício - Divulgação

O candidato Axel Grael (PDT) visitou a Zona Norte, onde falou de suas propostas para dar continuidade aos avanços de Niterói. Grael se comprometeu a realizar um novo ciclo de obras de infraestrutura e urbanização na região, incluindo a revitalização da Alameda São Boaventura, o Novo Restaurante Popular e um centro cultural. 

“Niterói avançou muito nos últimos anos. A Região Norte recebeu obras de contenção de encostas em diferentes bairros, drenagem e pavimentação de ruas, além da revitalização de áreas de lazer e a construção do Parque Esportivo do Caramujo, que oferece oportunidade através do esporte. Vamos continuar avançando com a requalificação da Alameda, que inclui a implantação de mais 21 quilômetros de ciclovia na região”, contou Grael.

Grael também assinou duas cartas compromisso neste domingo. A primeira delas, Agroecologia nas Eleições, da Articulação Nacional de Agroecologia, visa garantir apoio à agricultura familiar e à agroecologia e promover a segurança alimentar e nutricional do município. O outro compromisso é com a Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), para fazer de Niterói uma cidade cada vez mais sustentável.

Felipe Peixoto (PSD) fez caminhadas na Favela do Sabão e no Morro da Penha, na região central da cidade. Foto: Divulgação

Felipe Peixoto (PSD) começou o dia de agenda com caminhadas na Favela do Sabão e no Morro da Penha, na região central da cidade. Na atividade que contou com o seu vice-prefeito, vereador Bruno Lessa (DEM), Felipe conversou com comerciantes, eleitores e moradores em geral, reafirmando o compromisso de levar para as comunidades mais serviços públicos com a criação do programa Vida Nova no Morro, de urbanização e manutenção de infraestrutura. Também anunciou a construção de uma creche no Morro da Penha, uma das principais demandas apontadas durante a caminhada.

"As comunidades são uma das prioridades do nosso governo. Tanto que incluímos em nosso Plano de Governo o programa Vida Nova no Morro para beneficiar todas elas. Nossa gestão vai cuidar de cada canto da cidade, como aqui no Morro da Penha, onde viemos de novo reafirmar o nosso compromisso com a região. E quanto à falta de escolas reclamada por muitos moradores, uma das nossas metas é exatamente zerar as filas das creches, e a construção de uma nova unidade escolar aqui faz parte dos nossos planos para levar mais dignidade a esse povo já tão sofrido", garantiu Felipe Peixoto.

Depois das caminhadas nas duas comunidades Felipe e Bruno retornaram ao Mercado São Pedro, no Centro, onde iniciaram a campanha há pouco mais de um mês, em 27 de setembro. Além da visita aos boxes de pescado, a dupla interagiu com frequentadores do tradicional espaço de comercialização de peixes, camarões e outros produtos do mar, detalhando algumas das muitas propostas de governo da coligação Niterói Primeiro, integrada ainda pelo PROS e PSDB. A agenda do dia contou também com encontros em localidades da Região Oceânica, como Tibau, Maravista e Itaipu.

Flávio Serafini e Josiane Peçanha, ambos do PSOL, estiveram na comunidade do Vital Brasil. Foto: Andrew Costa - Divulgação

Flávio Serafini (PSOL) caminhou por diferentes bairros e esteve na comunidade do Vital Brasil ao lado da vice Josiane Peçanha. O candidato disse que "além da reclamação de falta de água e de saneamento", se deparou também com a demanda por creches públicas na comunidade.

"A prefeitura tem visto várias creches comunitárias serem fechadas e muitas vezes não oferece alternativa para as famílias. Uma comunidade como a do Vital Brasil não pode ficar anos sem creche. Nós vamos mudar esta realidade e não vamos mais deixar ninguém sem água e nenhuma criança sem creche ou fora da escola", frisou.

No plano de governo de Flávio e Josiane está previsto garantir o direito à água potável de forma contínua e à rede de esgoto regular, em especial nas periferias e favelas. Também vão aumentar os recursos direcionadoos para urbanização e regularização fundiária, garantindo 10% do orçamento municipal de cada ano para esse fim, caso eleitos.

"A favela tem que receber investimento permanente e não de forma pontual, só assim vamos garantir direitos e qualidade de vida", completou Serafini.

Os candidatos Allan Lyra (PTC), Renata Esteves (PMB), Sérgio Perdigão (PSTU) e Tuninho Fares (DC) não informaram compromisso de campanha até a publicação da matéria.

São Gonçalo

Ricalde (PCdoB) parou em determinados pontos para conversar com o povo e panfletar. Foto: Fernando Valle - Divulgação

O candidato Isaac Ricalde (PCdoB) fez uma carreata popular, com menor número de carros e parou em determinados pontos para conversar com o povo e panfletar neste domingo (1º). A carreata começou as 10h e terminou as 17h. Teve como rota o bairro do Rocha, Galo Branco, Nova Cidade, Alcântara e finalizou em Bom Retiro. No percurso ele esteve junto de candidatos a vereador.

Nanci (Cidadania) fez carreata no Centro de São Gonçalo e passou pelo calçadão do Alcântara. Foto: Divulgação

Uma 'onda amarela' tomou conta do Centro de São Gonçalo, pela manhã. O prefeito e candidato à reeleição, José Luiz Nanci (Cidadania), deu início a agenda de campanha abrindo uma carreata por lá. Em seguida, Nanci partiu para o calçadão do Alcântara, onde correligionários, amigos e candidatos a vereador o aguardavam.

Após discursar e apresentar algumas de suas propostas de campanha para mais quatro anos de governo, ele saiu em carreata pelos bairros Raul Veiga, Bandeirantes, Lagoinha, Pachecos e região.

"Vamos continuar andando cada rua, avenida e estrada desta cidade, mostrando tudo o que fizemos e o que ainda temos para fazer. Vamos usar o nosso tempo para conversar com as pessoas, mostrar toda a dificuldade que encontramos quando assumimos a prefeitura e o que fizemos para colocá-la em ordem. Não compactuamos com baixarias e fakes news. Sempre fizemos uma campanha limpa, olhando nos olhos de cada cidadão", garantiu Nanci.

À tarde, o prefeito teve reuniões com lideranças comunitárias nos bairros de Nova Cidade, Mutondo e Trindade. À noite, manteve reuniões com lideranças religiosas em salões de festa em Laranjal e Monjolos.

Em todos os encontros, José Luiz Nanci apresentou os projetos e programas realizados nos últimos três anos e meio e algumas de suas propostas para continuar governando a cidade. "Fizemos muita coisa apesar dos inúmeros problemas que encontramos. Agora com a casa arrumada vamos fazer muito mais", finalizou.

Dejorge (Republicanos) fez corpo a corpo na manhã deste domingo na feira livre do bairro Santa Luzia. Foto: Divulgação

O candidato Dejorge Patrício (Republicanos), fez corpo a corpo na manhã deste domingo na feira livre do bairro Santa Luzia. Apresentou propostas para governar a cidade e disse ter ouvido "muitas queixas da população, principalmente sobre as áreas da pavimentação e iluminação pública". Em seguida, o candidato seguiu para a região do Jardim Catarina, onde encontrou com correligionários e candidatos a vereador.

"Em todos os lugares que visitamos as reclamações são as mesmas. Parece que o serviço não funciona. O pior é que a população para ter iluminação pública, por exemplo. Vamos assumir a prefeitura e colocar as coisas para funcionar. A população não pode mais ficar mendigando um atendimento,. Isso é obrigação do poder público", garantiu Dejorge. 

No bairro do Jardim Catarina, onde cumprimentou moradores e comerciantes, Dejorge voltou a falar das obras de infraestrutura que a cidade precisa.

"Temos que arregaçar as mangas e partir para Brasília em busca de emendas parlamentares, recursos dos Ministérios, para realizamos obras importantes. Fui deputado federal e sei como fazer o trabalho de casa. Vamos trabalhar sério por amor a São Gonçalo", finalizou.

Capitão Nelson (Avante) durante lançamento da candidatura de um vereador. Foto: Maria Costa - Divulgação

Capitão Nelson (Avante) esteve presente no lançamento da candidatura de um vereador, acompanhado de moradores e apoiadores no bairro da Lagoinha, na manhã deste domingo (1º). Na oportunidade, o prefeitável abriu a cerimônia.

Em seu discurso, o ex-deputado estadual e vereador licenciado destacou a importância de reformular a atenção básica de saúde, além da expansão do programa Segurança Presente e aplicação do monitoramento de câmeras no município.

“Vamos reformular todo atenção básica de saúde do município, implantando tecnologia nos locais de atendimento, onde será possível uma agilidade maior na assistência à população. Além de, já no mês de fevereiro, expandir o Programa São Gonçalo Presente para mais bairros, com o auxílio de cerca de cem câmeras de monitoramento no município. O gonçalense vai poder bater no peito e sentir orgulho dessa cidade”, disse o candidato à cadeira do Poder Executivo municipal.

O candidato também falou de seu trabalho na cidade e projetos que conseguiu implantar durante seu mandato de deputado estadual.

“Já tenho 38 anos de trabalho em São Gonçalo. Trouxe para a cidade o Programa Segurança Presente, que atua nos bairros do Centro e de Alcântara. Além de trazer dois colégios cívico-militares, com unidades no Alcântara e outro no Galo Branco. Então, acredito que eu não tenho que contar história, porque a minha trajetória fala por si,” concluiu.

Ao término, Capitão reservou um momento para conversar e tirar fotos com
gonçalenses.

Os candidatos Dimas Gadelha (PT), Dayse Oliveira (PSTU), Ricardo Pericar (PSL), Roberto Sales (PSD) e Rodrigo Piraciaba (PSB) não informaram compromisso de campanha até a publicação da matéria.

Publicada às 20h32

< Morre Tom Veiga, intérprete do Louro José Covid-19: apesar de 10 mil novos casos, número de óbitos desacelera <